Trombose Venosa profunda (TVP)
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo dentro de uma veia da circulação profunda dos membros ou dos órgãos sendo mais comuns nos membros inferiores. O coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo total ou parcialmente causando inchaço e dor na região. A grande preocupação é com a possibilidade do coágulo se desprender e se deslocar na corrente sanguínea provocando a embolia pulmonar.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é uma temida complicação que pode ocorrer após a trombose profunda. Os trombos ou coágulos formados no interior das veias podem se deslocar do local da trombose e migrar para os pulmões. A magnitude dos sintomas vai depender do tamanho do trombo deslocado. Pode acontecer em tromboses de veias grandes e pequenas.
Os sintomas de uma embolia pulmonar variam dependendo das dimensões do coágulo e da condição cardíaca do paciente. Os pacientes podem ter dificuldade de respirar e sentir dores nas costas. Outros sintomas incluem manifestações mais graves com risco de vida, tais como choque cardiogênico, quando o coração já não é capaz de bombear sangue suficiente e hipoxemia grave, baixos níveis de oxigênio no sangue. Em casos de tromboses maciças pode ser letal
Diagnóstico
O diagnóstico de trombose pode ser clínico nos casos sintomáticos que são aqueles que acometem veias maiores. Em caso de veias pequenas a trombose pode se assintomática.
Existem exames complementares que permitem a confirmação do diagnóstico.
Exames de imagem: ultrassom com Doppler, tomografia computadorizada, e angiotomografia computadorizada. Também pode ser feita uma arteriografia das artérias pulmonares, que permite identificar com bastante precisão a localização e o tamanho do trombo.
Exames de sangue como o Dímero D podem auxiliar no diagnóstico
Tratamento
Os principais objetivos do tratamento são Impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, impedir que o coágulo sanguíneo avance para outras regiões do corpo e reduzir a recorrência da trombose.
A medicação anticoagulante deverá ser iniciada imediatamente após o diagnóstico devendo durar no mínimo alguns meses, para reduzir o risco de complicações imediatas como a embolia pulmonar e tardias como a síndrome pós-trombótica.
O tratamento precoce é importante para reduzir as complicações. Dependendo da região acometida o tratamento pode ser hospitalar ou domiciliar. O tempo de anticoagulação depende da veia trombosada e das causas da doença.
Causas habituais de trombose
A trombose possui várias causas e fatores de risco. A maior parte delas são evitáveis, mantenha um estilo de vida saudável.
As principais causas da trombose são:
- Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal para menopausa e fertilização;
- Hereditariedade;
- Gravidez;
- Idade avançada;
- Pacientes com insuficiência cardíaca;
- Tumores malignos;
- Tratamento de câncer,
- Obesidade;
- Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos;
- História prévia de trombose venosa.
- Internações clínicas e cirúrgicas
- Viagem aérea
A trombose e o avião
Voos com duração acima de 4 horas são referidos como causa de trombose venosa especialmente na classe econômica. A pouca mobilidade e a pressurização são alguns fatores relacionados principalmente nas pessoas com tendência à trombose.
Para evitar trombose no avião!
- Use roupas confortáveis largas, que não causem compressão dos joelhos e virilhas.
- Use meias elásticas medicinais, prescritas por médico e adequadamente calçadas, que ajudam no retorno venoso.
- Tome bastante líquido, principalmente água. O líquido, além de hidratar, também motiva a pessoa a se levantar para ir ao banheiro.
- Evite ficar mais de duas horas parado na mesma posição.
- Evite bebidas alcóolicas.
- Evite tomar medicamentos para dormir pois assim permanecerá na mesma posição por longos períodos.
Como agendar
Conheça um pouco sobre nosso funcionamento:
Agendamento
Consultas, laser, cirurgias, curativos, escleroterapia
O agendamento é pelo realizado pelo WhatsApp
Telefone: (21) 97194-0590
Dias de atendimento – Terça feira e quinta feira
Para agendar favor envie mensagem informando seu nome o dia e horário de interesse e a forma de pagamento a ser utilizada
Formas de pagamento
Dinheiro ou cheque
Convênio
Unimed – pagamento com carteirinha
Demais convênios: todos são atendidos mediante reembolso
Endereço Consultório
Rua Almirante Pereira Guimarães, 72 – sala 406 – Leblon